Observações pessoais, Música, Tecnologia, Web e algo mais.

sexta-feira, setembro 29, 2006

Sobre o que vou blogar hoje? Blogar por blogar não dá né?

Não, não dá! Andei pensando sobre essa questão após enfrentar diversas vezes o dilema que sempre me faz pensar: "sobre o que vou blogar hoje?". A blogosfera precisa me inspirar para que eu possa produzir algo que considere válido e de merecida publicação.

Basicamente eu costumo avaliar a relevância de determinada idéia para um post fazendo três perguntas e respondendo positivo para pelo menos uma delas: é útil? é inédito? é um ponto de vista pessoal que gostaria de compartilhar? E se eu conseguir pensar em algo que possa unir duas ou até mesmo as três características acima significa que algo interessante vem por aí.

O script do post anterior não era algo inédito, mas era um bocado útil. Bola dentro! Lendo os artigos que escrevi na semana passada eu observei que incluí neles minha visão pessoal sobre o espírito da blogosfera, sobre a relevância do conteúdo do meu próprio blog e até sobre minha surpresa ao descobrir que as empresas da minha cidade ainda não haviam aderido aos Web Standards.

Legal, pela primeira vez emiti minha opinião com mais freqüência aqui no Blog. E se foi a primeira vez significa que foi inédito né? Beleza!

Penso que a blogosfera precisa sempre se construir e reconstruir a partir de iniciativas interessantes. Adoraria ler, por exemplo, um blog escrito por algum entusiasta e conhecedor da história do Antigo Egito. Me tornaria leitor de carteirinha. Além do que curiosidades sobre o assunto não faltariam e seria possível emitir muitos questionamentos e opiniões sobre o tema. O Nile já lançou sete álbuns totalmente baseados em temas egípcios e essa inovação lírica me fez considerá-los uma das bandas de Death Metal mais originais que conheço. Blogs também podem inovar como bandas de Death Metal, isso dá até título para um futuro post. E se você não conhece o Nile, eu recomendo!

A turista espacial Anousheh Ansari, que pagou 25 milhões para passar nove dias na Estação Espacial Internacional fazendo turismo espacial, bloga todos os dias contando sobre sua experiência lá em cima. Ela conta tudo: o que comem, como tomam banho, quais as tecnologias presentes na ISS, o que os astronautas conversam na hora do jantar e nos diz que ela simplemente vê o Sol nascer 32 vezes por dia, visto que a estação dá uma volta em torno da terra a cada 90 minutos.

Já assisti vários documentários, acompanhei toda a missão centenário do nosso astronauta Marcos César Pontes e nunca fiquei sabendo dessa informação fantástica. Ver o Sol nascer 32 vezes por dia? Imagina só!

Pois é, essa conversa toda pra dizer que blogar por blogar não dá mesmo e que para blogar a blogosfera precisa me inspirar. Esse post foi escrito na mais pura inspiração do momento, conectando alguns fatos que me vieram à cabeça e chegando a esse final redundante. Tudo isso para dizer que é preciso construir e reconstruir idéias para o seu Blog e, conseqüentemente, para a blogosfera, caso contrário textos com reflexões sobre o que blogar irão se tornar mais comuns por aí.

Grande abraço!

terça-feira, setembro 26, 2006

Sem Blogroll não há Blog'n'Roll, uma solução eficiente com a ajuda do del.icio.us

Uma das características mais legais presentes nessa nova web (Web 2.0) e que deve avançar muito nos próximos anos é a interoperabilidade entre os sistemas online. As API´s públicas caíram no gosto dos desenvolvedores e grande parte das aplicações que seguem o conceito Web 2.0 já as disponibilizam, tanto para facilitar a integração entre sistemas quanto para fornecer os chamados e aclamados Web Services.

As possibilidades realmente são enormes e eu rapidamente tenho me tornado um fã de API´s, em especial as que trabalham com JavaScript e que colocam na minha mão o uso "fácil" de objetos AJAX e diversos efeitos DHTML.

Mas o que me motivou a escrever esse post foi uma descoberta recente que fiz através do Bardo.Cyaneus.Net e que implementa uma coleção de links para outros blogs(blogroll) fazendo uso de um script escrito em JavaScript. Esse script manipula informações diretamente do meu del.icio.us e as exibe aqui em meu blog, à sua esquerda, com o título "Meu Blogroll". Sacou?! Inclusive já incluí na lista todos os camaradas que passam por aqui e participam desse blog.

O barato é que esse script captura e apresenta alguns links aleatoriamente, junto com seu respectivo favicon. Dessa forma mesmo que você possua dezenas de blogs na tag blogroll do seu del.icio.us você poderá escolher a quantidade de links a serem exibidos no seu blog e o próprio script irá se encarregar de sortear esses links e colocá-los onde você desejar. Legal né? E pensar que antes eu ficava que nem um "mané" incluindo links diretamente no código fonte do meu blog. Agora é só "taguear" os blogs que eu desejo para a categoria blogroll do meu del.icio.us e pronto, ele já estará no meu blog também. Que beleza!

O código? Lá vai:

<div id="myblogroll"></div>
<script type="text/javascript" src="http://del.icio.us/feeds/json/andre.valongueiro/blogroll?count=100"></script>
<script type="text/javascript">
qtShow =13
function showImage(img){
return (function(){
img.style.display='inline'
})
}
function randOrd(a,b){
return (Math.round(Math.random()) -0.5)
}
ul =document.createElement('ul')
ul.style.listStyle ="none"
allp =new Array()
for (i in Delicious.posts){
allp.push(Delicious.posts[i])
}
allp.sort(randOrd)
last =(allp.length >qtShow) ?qtShow :allp.length -1
for(i =0; i <=last; i++){
post =allp[i]
li =document.createElement('li')
a =document.createElement('a')
a.style.marginLeft ='20px'
img =document.createElement('img')
img.style.position ='absolute'
img.style.display ='none'
img.height =img.width =16
img.src =post.u.split('/').splice(0,3).join('/')+ '/favicon.ico'
img.onload =showImage(img)
a.setAttribute('href',post.u)
a.appendChild(document.createTextNode(post.d))
li.appendChild(img)
li.appendChild(a)
ul.appendChild(li)
}
document.getElementById('myblogroll').appendChild(ul)
</script>


Em negrito destaquei os principais pontos para uma alteração rápida no script. Antes de mais nada criei a div que irá comportar os links e dei a ela o id "myblogroll". Logo abaixo, no source(src="") você deve substituir andre.valongueiro por seu login no del.icio.us e blogroll pela tag do seu del.icio.us que irá armazenar os links a serem capturados. A variável qtShow define quantos links serão exibidos na sua lista. No final do código, onde destaquei 'myblogroll', você deve colocar o id do elemento(sugiro que seja um elemento nível de bloco, como um div) que irá receber e comportar a lista de links.

Sem mistério, espero que todos consigam usar. Alguns favicons não aparecem na minha lista, mas já percebi que o problema não acontece apenas comigo. De toda forma esse detalhe não deve nos impedir de tirar proveito da excelente funcionalidade e praticidade que esse script nos fornece.

Grande abraço!

quinta-feira, setembro 21, 2006

Nadando contra a maré pelos Web Standards

Algum tempo atrás eu dei uma boa navegada no portfolio de diversas empresas do Recife especializadas em desenvolvimento web e, inspecionando o código fonte de seus trabalhos, comprovei a não utilização dos Web Standards por parte da maioria dessas empresas.

Acho que não seja uma grande novidade, mas devo dizer que essa baixa adoção aos padrões web não é um "privilégio" apenas das empresas do Recife: o Brasil ainda não aderiu aos padrões de maneira significativa. Já comprovei empiricamente que os Web Standards infelizmente ainda se restringem ao uso por parte de alguns entusiastas, grande parte deles inseridos na Blogosfera.

A maior parte dessas empresas ainda desenvolvem websites utilizando tabelas aninhadas, com no máximo algumas poucas linhas de CSS, o que me leva a acreditar que Web Standards podem ser um diferencial profissional positivo. Mas o problema é: como uma empresa vai valorizar conhecimentos em Web Standards se ela mesma não utiliza os padrões em seus projetos?

Em um caso específico eu encontrei uma empresa que anunciava uma oportunidade e ao invés de procurar profissionais com conhecimentos nas linguagens de desenvolvimento procuravam um profissional com conhecimentos em Dreamweaver. Ora, se o profissional possui conhecimentos nas linguagens pouco importa a IDE que ele utiliza, ele será capaz de desenvolver até no Bloco de Notas, embora esse não seja o editor mais produtivo de todos os tempos.

Além do mais o Dreamweaver possui uma série de aspectos negativos. Um dos pontos mais negativos diz respeito ao código com alguns erros semânticos e má organização(tagsoup) que é gerado automaticamente apenas com alguns clicks do desenvolvedor, que por sua vez insiste em não dominar a linguagem, mas sim o software. Eu também já fui fã de toda aquela facilidade, até que saí da Matrix e encontrei a verdade nos Web Standards. É outra coisa!!!

Fico a pensar em duas hipóteses: ou as empresas ainda desconhecem as várias implicações positivas no uso dos Web Standards ou elas conhecem os benefícios mas continuam presas ao antigo paradigma de desenvolvimento por perceberem que uma mudança de metodologia iria consumir tempo(lembrando que tempo = dinheiro) e, pelo menos no início, diminuir a produtividade dos profissionais envolvidos, já que seria necessário um período de estudo e adaptação mínima.

Tenho para mim que aqui na Blogosfera nós falamos tanto sobre padrões web que terminamos tendo a falsa ilusão de que todos conhecem e usam essas maravilhas. E acho que essa história de Web Standards ainda vai levar alguns bons anos para se estabelecer realmente como um padrão no mercado. Estamos nadando contra a maré!

Até a próxima!

quarta-feira, setembro 20, 2006

Pegando o espírito da Blogosfera

Na Blogosfera o relacionamento e a troca de idéias entre blogueiros parece ser realmente o melhor caminho para que novos leitores conheçam o seu trabalho.

Ontem o Fabio Seixas fez um pequeno post contando a seus leitores que havia ficado satisfeito com o fato de eu ter identificado alguns erros cometidos por mim aqui no blog a partir da leitura de um de seus artigos, esse.

O resultado foi um aumento bem significativo nas visitas em relação a períodos anteriores. Mais precisamente 29,41% do total de visitantes do dia chegarem até mim através de clicks no link deixado pelo Fabio, segundo o fantástico Google Analytics.

Isso prova o quanto participar da Blogosfera é a maneira mais simples e divertida de conquistar novos leitores, que em geral estão sempre dispostos a conhecer e participar de novos blogs.

De nada adianta possuir um blog e manter-se "na coruja", isolado. É preciso participar, relacionar artigos, confrontar opiniões e, sobretudo, comentar em outros blogs. Esse é o espírito da coisa.

Escrever artigos que tenham relação e/ou sejam complementares a outros é simplesmente somar conhecimentos e informações. Todos ganham com isso: os assuntos ganham profundidade, os blogs recebem novos visitantes e a blogosfera se movimenta e se alimenta.

São lições que tenho aprendido por aqui e que acho válido compartilhar com vocês. Talvez elas possam ser úteis a você também.

Grande abraço!

terça-feira, setembro 19, 2006

Campanha "Xô Sarney" e o poder da Blogosfera

Algumas semanas atrás eu acompanhei dezenas de Blogs participando da campanha "Xô Sarney", todos publicando uma imagem caricatural do ex-presidente, que parece tê-lo feito ficar muito aborrecido.

Descontente em saber que 53 mil blogs e sites se colocaram contra a sua candidatura como senador pelo Amapá(embora ele seja do Maranhão!) ele resolveu abrir um processo contra o Google, "exigindo" que o buscador mais usado do mundo não listasse em suas buscas os sites e blogs que possuíam conteúdo contra a sua candidatura. Já pensou?!

Mas o ponto alto de toda essa história, que me fez ficar absurdamente surpreso e escrever esse artigo, foi o resultado obtido com a campanha "Xô Sarney" iniciada pela Blogosfera.

Segundo o Blog do Tas, na mais recente pesquisa do Ibope a principal concorrente de Sarney, Cristina Almeida, do PSB, subiu 11 pontos percentuais e a disputa agora está 47 a 40%, com Sarney ainda liderando as pesquisas, mas agora de maneira bem mais apertada.

Como seria se Cristina Almeida virasse o jogo e fosse eleita senadora do Amapá? Eu mesmo já tive dúvidas com relação ao poder de transformação que a Blogosfera pode exercer na sociedade e essa seria uma boa oportunidade para eu me convencer de vez e acreditar que Blogs são realmente influentes nos dias de hoje.

Eu não participei da campanha "Xô Sarney", mas muitos amigos aqui da Blogosfera participaram. Um deles, o Aldemir Silva, inclusive intitulou criativamente o seu post como "Fazendo justiça com o próprio blog". E é exatamente isso o que está acontecendo, blogueiros estão fazendo justiça com os próprios blogs, transformando a sociedade, rompendo com antigos paradigmas e estabelecendo novos caminhos e soluções para antigos(e põe antigo nisso!) problemas.

A Blogosfera me surpreende a cada dia!

Grande abraço!

segunda-feira, setembro 18, 2006

Na Blogosfera irrelevância de conteúdo é "crime"

Conteúdo irrelevante é realmente perca de tempo, tanto para quem escreve quanto para quem ainda o lê. Infelizmente detectei esse problema em meu Blog e vou tentar explicar nesse post.

Dei uma lida nesse artigo do Fabio Seixas e observei alguns erros que andei cometendo. O artigo fala basicamente sobre parâmetros lógicos que um Blog deve seguir para atingir uma monetização, digamos, digna. Não, nunca pensei em monetizar esse Blog, não tenho leitores para isso, mas quem sabe no futuro. Mas, por outro lado, sempre pensei em ter alguns leitores, receber comentários e tudo mais que tiver direito. E o erro que cometi fez com que eu deixasse de suprir uma necessidade básica dos meus leitores: conteúdo interessante, de primeira, legal!!!

O fato é que descobri que a minha série de artigos sobre usabilidade é completamente irrelevante. Ela não tem peso algum diante dos milhares de artigos fantásticos e Blogs especializados no assunto que existem espalhados por aí e são escritos por profissionais com larga experiência na área.

Concluí que se os meus leitores quisessem realmente aprender e ler sobre usabilidade eles teriam melhores opções do que o meu Blog. Diante dessa constatação decidi que não vou mais continuar a série sobre usabilidade, que agora iria se encaminhar para o terceiro artigo. Possuo mais dois artigos quase finalizados, mas vou guardá-los e talvez eles me sirvam em algum momento.

Essa decisão vai me forçar a ser mais interessante daqui para frente. Acho que abordar a usabilidade de maneira mais original, como acredito ter feito aqui, é bem mais proveitoso do que escrever mais uma série que vai tocar nos mesmos pontos fundamentais que são tratados em diversas outras séries publicadas por aí. Além disso vi as estatísticas caírem nos dois dias em que publiquei artigos da série. Sinistro!

Então é isso, peço desculpas por não finalizar a série(se é que alguém estava interessado nela!) e desculpas por passar tanto tempo sem atualizar as coisas por aqui. E "vamo" nessa!

Grande abraço!

segunda-feira, setembro 11, 2006

Steve Morse Band - Pride On The Farm [Vídeo]

Enquanto o terceiro artigo da nossa série sobre usabilidade não sai do forno vamos falar de música. Boa música, claro! E como de costume eu sugiro que se estiverem lendo a partir de algum agregador de conteúdo visitem o Blog para assistir ao vídeo bacana que estou postando.

Em quase 6 meses de existência desse Blog eu nunca coloquei por aqui um vídeo legal com um guitarrista matador. Vou fazer isso agora e presentear vocês com um vídeo do fantástico Steve Morse e sua banda, chamada Steve Morse Band e composta, além do próprio Steve Morse, por Dave LaRue no baixo e Van Romaine na bateria.

Quem não conhece Steve Morse deveria conhecer, de verdade. Na minha humilde opinião trata-se de um dos músicos mais completos e inspirados que já passaram em nosso planeta. Apesar de possuir um carreira antiga, tendo sido fundador e líder do Dixie Dregs na década de 70 e atuando em bandas altamente influentes na década de 80, como o Kansas, Steve Morse só alcançou o status de músico cult em 1994, quando ingressou no Deep Purple com a difícil missão de substituir Ritchie Blackmore. Todos vocês conhecem o Deep Purple né?! Não brinquem com isso!

Vamos deixar de conversa e assistir ao vídeo. Trata-se de um Country/Rock nervosíssimo chamado "Pride On The Farm", a segunda faixa do excelente álbum "Dregs of the Earth" do Dixie Dregs, lançado em 1980. A apresentação que vocês irão assistir é de 1990. Steve Morse é absolutamente fantástico, aproveitem e corram atrás de mais coisas desse cara se tiverem interesse. Mestre é mestre, confiram!

sexta-feira, setembro 08, 2006

Observações sobre conceitos e práticas de Usabilidade - Parte 2: Mudando o foco e quebrando paradigmas

Ainda no plano das idéias e tocando em mais alguns pontos conceituais vamos dar continuidade a nossa série.

No artigo anterior coloquei que prover direções claras para a execução de tarefas seria o objetivo final de qualquer projeto de usabilidade. Dando continuidade a essa linha de raciocínio observo que prover direções claras passa necessariamente por considerar a priorização dos aspectos humanos em detrimento das tecnologias a serem utilizadas.

O motivo para essa priorização é o fato de que a usabilidade não possui um campo de atuação específico, ela está presente em todos os serviços e produtos que você utiliza e consome, respectivamente. A usabilidade é multidisciplinar e multiplataforma. O Fernando Aquino falou sobre o assunto em seu Blog, "Uma jornada na experiência do usuário", e disse:

"Os conceitos envolvendo a Experiência do Usuário podem ser aplicados em qualquer plataforma tecnológica. Muitas vezes até ultrapassam isso. Você pode estudar um cardápio de restaurante do ponto de vista do usuário, para citar um exemplo diferente."

Você pode conferir o artigo do Fernando aqui. Eu mesmo já fiz uma análise parecida, tendo como objeto de observação e estudo um controle remoto de um aparelho DVD, você pode encontrar esse artigo aqui.

É preciso ter a consciência de que os usuários possuem inúmeros atributos humanos e características pessoais que vão influenciar diretamente na maneira como eles utilizam o que você desenvolve. Aprimore o seu foco ao desenvolver aplicações e serviços que serão utilizados na web e observe e estude as possibilidade a partir do ponto de vista do usuário final.

Essa mudança pode ser encarada com a quebra de um paradigma que nos faz desenvolver projetos com foco apenas na satisfação dos nossos clientes diretos, quando na verdade os clientes dos nossos clientes é que verdadeiramente são o ponto exato onde deveríamos focar para gerar resultados e satisfação a quem nos contrata.

Próximo artigo em breve, dessa vez vou tentar trazer algo mais palpável e concreto, saindo um pouco do plano conceitual e chegando a algumas questões correntes que serão analisadas.

Grande abraço e até mais!

quinta-feira, setembro 07, 2006

Observações sobre conceitos e práticas de Usabilidade - Parte 1

Dessa vez o assunto é usabilidade, com foco em algumas observações e conclusões feitas por mim mesmo a partir de muitas leituras e estudos por todos os cantos da web. Esse é o primeiro artigo de uma série que pretendo escrever e que irá conter as idéias principais que fui capaz de absorver ao longo do tempo.

Existem dezenas de websites e blogs falando sobre usabilidade na web e sendo assim resolvi não seguir a fórmula de repetir os conceitos e práticas mais comuns, mas sim fazer algo mais pessoal e colocar alguns pontos que considero relevantes.

Para dar início a essa história toda acredito ser necessário e válido afirmar categoricamente que o objetivo final da aplicação de conceitos e práticas de usabilidade é simplesmente prover direções claras para execuções de tarefas, preferencialmente não restringindo a liberdade do usuário.

Penso que o fenômeno Web 2.0 tenha surgido a partir de uma constatação de que possuir uma aplicação web semelhante a uma aplicação desktop seria um fator determinante para que não se restringisse a liberdade do usuário, visto que o ambiente desktop costuma ser mais flexível e pode ser considerado o ambiente "nativo" de todo usuário e, por conseguinte, todos já estão relativamente acostumados com esse ambiente. Sendo assim parece uma boa idéia emular esse ambiente ao qual todos já estão acostumados dentro do navegador usado para acessar documentos na internet.


A questão é que se descobriu que designs repletos de recursos visuais podem criar interesse imediato no usuário, mas nem sempre possuem argumentos e pontos positivos que façam com que um usuário retorne ao site e esteja sempre utilizando os serviços oferecidos. Desejo informar aqui que não apenas a usabilidade é reponsável pelo retorno dos visitantes ao site. Talvez a utilidade eficaz e inovadora de um serviço oferecido contribua mais para esse retorno, mas o rápido e fácil caminho para a utilização plena desse serviço provém de uma boa usabilidade.

Em síntese acho que o fundamental está em tentar entender como um usuário final se comporta diante do enorme vetor de possibilidades que podem surgir durante o processo de navegação em sua aplicação ou website. Se você mantiver o seu website com facilidade de uso, serviços úteis, informações objetivas e sem erros significa que a experiência do usuário ao navegá-lo provavelmente será agradável, o que naturalmente confere boas chances de retorno posterior. Seu site se tornará uma referência pessoal para aquele usuário naquele tipo de serviço ou informação específica.

Não desejo escrever artigos muito extensos, mas sim pontos fundamentais percebidos e sugeridos por mim. Essa foi uma introdução ao conceito global de usabilidade e os próximos artigos irão trazer, além de conceitos, práticas positivas de usabilidade e observações sobre suas implementações em projetos web. Vou tentar escrever um artigo novo a cada dois dias para que possamos manter um apredizado constante.

Grande abraço!

segunda-feira, setembro 04, 2006

Valongueiro´s CSS Reboot #1

Fiquei tão entusiasmado com os comentários que recebi ultimamente e o aumento do número de leitores via feed que resolvi botar a mão na massa e exorcisar algumas linhas do bom CSS para melhorar o visual das coisas por aqui.

Fiquei a pensar: "Me auto-intitulo desenvolvedor web mas nem ao menos tomei coragem de otimizar o design do meu próprio Blog." A conlusão que tirei é que agora que já possuo alguns leitores mais freqüentes e o contador do FeedBurner já ultrapassa os 10 leitores vou me dedicar um pouco mais ao blog e, por conseguinte, à blogosfera.

Comecei dando uma melhorada geral na "cara" do danado, saindo de um esquema de cores que já me cansava para algo novo e que deve agregar um pouco mais de valor aos meus textos. Concordo plenamente com a idéia de que "o conteúdo é rei" mas nem por isso deixo de acreditar que o design agrega um valor precioso ao que se publica. Fiquei satisfeito, me parece que o design transmite agora um pouco mais de seriedade e o esquema de cores ficou mais equilibrado.

Sutis alterações na tipografia também foram realizadas e as colunas agora se inverteram, com o conteúdo principal sendo exibido no lado direito. Os permalinks voltaram a aparecer para que possam me linkar com mais facilidade. Confesso que até pouco tempo atrás eu não entendia a utilidade dos permalinks e por isso os havia removido.

Existem alguns pequenos pontos em que ainda preciso melhorar o Blog, em especial a janela de comentários, que merece um tratamento melhor. Farei isso em breve. Além disso tenho estudado maneiras de melhorar a qualidade do que venho publicando por aqui e refletido a respeito dos assuntos que abordo, tudo em prol do progresso e do desenvolvimento.

Aprecio comentários com observações e críticas sobre o novo design do Blog.

Grande abraço!

sexta-feira, setembro 01, 2006

Cinco escolhidos do BlogDay, por André Valongueiro

Ontem tivemos o BlogDay 2006 e a Blogosfera em peso fez suas indicações conforme solicitavam as instruções. Foi realmente muito interessante, acordei pela manhã por volta das 07h30 e fui direto ao Bloglines conferir as primeiras movimentações nesse organismo vivo.

Muitos novos Blogs?! Com certeza. E vou listar abaixo os 5 escolhidos do Valonga entre os milhares ou milhões de indicados da Blogosfera. Se já foi difícil listar apenas 5 Blogs entre todos os que leio para indicar no BlogDay, imaginem então escolher 5 dos diversos recém-conhecidos Blogs para deixar por aqui.

Eu diria que foi um dia produtivo, assinei bons feeds, fiquei contente com minhas indicações e até recebi alguns comentários, coisa que não via por aqui faz um tempo. E aí vão os 5 escolhidos do BlogDay.

Sérgio Blog 2.3 - Pelo pouco que já andei vasculhando nos arquivos do Sérgio já deu para ver que ele escreve muito bem. Dois assuntos em especial me agradaram, tecnologia e física. Não sei por qual motivo mas quando era estudante eu não me dava muito bem com a Física e hoje tenho um grande interesse pelo tema. Lá encontrei um artigo indispensável para os bloggers, exatamente aqui.

Superfície Relfexiva No artigo indispensável do Sérgio que citei acima encontrei um link para o Superfície Reflexiva. O artigo recomendado pelo Sérgio foi esse aqui, tratando sobre os motivos que levam alguns Blogs a não terem uma audiência maior. Tá meio paradão, a última atualização é de 05 de Abril, mas mesmo assim fica aqui o registro, embora eu não tenha chegado a ele através de um indicação direta.

efetividade.net - Artigos, dicas e observações sobre produtividade, eficiência, eficácia e gestão de tempo e tarefas. Leitura válida para qualquer tipo de profissional. Grande surpresa!

Jornalismo Digital Realmente não lembro como cheguei até ele, mas isso não o faz perder o mérito de mais uma grande descoberta realizada no BlogDay. Discussões sobre a Blogosfera, comunicação na web, jornalismo, política e tv digital.

TechBlog - Tecnologia e Web 2.0. Foi uma das sugestões do BlogBlogs. O conteúdo é bem interessante. Artigos curtos, imediativos e objetivos. Ideal para leituras rápidas.

É isso, aproveitem a lista e deixem suas opiniões sobre os escolhidos acima.

Grande abraço!

Quem sou eu

Músico, Desenvolvedor Web, Jornalista, Fã absoluto de seres humanos fantásticos, perfeccionista e observador nato!