Observações pessoais, Música, Tecnologia, Web e algo mais.

sábado, junho 10, 2006

Google Calendar, a agenda que troca idéias.

Google Calendar
Dessa vez eu volto a falar sobre mais uma ferramenta do Google. Depois do recente post sobre o Google Trends dessa vez eu gostaria de falar sobre o Google Calendar. O Google lança tantos serviços que até demoro um pouco para digerir uma novidade e começar a ter interesse por outra.

Comecei a utilizar o Google Calendar agora, mas com o pouco que já "brinquei" deu para perceber que ele deve atendar mais do que razoavelmente as necessidades de organização de(quase) qualquer pessoa. Para ter acesso ao Google Calendar basta simplesmente possuir uma conta no Google, como acontece com todos os serviços oferecidos por eles.

Flexibilidade é o ponto que faz com que essa aplicação seja de grande utilidade. É possível visualizar o calendário em dia, semana, mês e próximos quatro dias. Independente do modo de exibição escolhido basta clicar no dia desejado e adicionar um novo evento. É possível cadastrar eventos em horários específicos daquele dia ou simplesmente cadastrá-lo para o dia, sem especificar horário para a execução daquela tarefa. Depois de adicionado é possível editar os detalhes do evento, informando dados primários como "O que", "Onde", "Quando" e descrevendo livremente detalhes do evento. Logo abaixo existe um espaço para comentários, que deve servir perfeitamente para fazer observações e/ou dar um "OK" para as tarefas já realizadas.

Achei tudo bastante intuitivo e demorei poucos minutos para entender como as coisas funcionavam, uma experiência bem diferente da que tive ao ter o primeiro contato com o Google Reader, que levei bem mais tempo para me adaptar e que no final das contas terminou sendo substituído pelo Bloglines. Depois de cadastrar alguns eventos o usuário simplesmente clica na aba "Agenda" e tudo o que foi cadastrado é listado em ordem cronológica. Aí é só sair clicando e lembrando dos detalhes que você mesmo cadastrou alguns dias atrás e nem lembrava mais. E caso você queira lembrar de tudo, mesmo sem estar na frente do computador ou conectado, é só imprimir sua agenda e manter no bolso. A opção de impressão já está lá.

A funcionalidade mais interessante de todas talvez seja o fato de que é possível compartilhar sua agenda com outros usuários. Você informa o endereço de E-mail do usuário e ele terá acesso ao dia da agenda que você permitir e poderá participar postando notas ou comentários sobre o evento em questão, mas sem possibilidade de edição das informações cadastradas por você. Achei uma ótima maneira de confirmar reuniões e outros encontros e até vislumbrei a possibilidade de gerenciar pequenos projetos através dele, como, por exemplo, um trabalho acadêmico ou o desenvolvimento de um Website. Basta cadastrar todas as etapas do projeto, dia a dia, e ir trocando idéias através das notas e dos comentários. Excelente!

E o melhor de tudo é não pagar nada por isso. Achei o Google Calendar uma das ferramentas mais úteis do Google e, para quem vive Online "o tempo todo", parece ser uma alternativa mais interessante do que manter uma agenda em papel. Altamente recomendado!

Grande abraço!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Músico, Desenvolvedor Web, Jornalista, Fã absoluto de seres humanos fantásticos, perfeccionista e observador nato!