Observações pessoais, Música, Tecnologia, Web e algo mais.

terça-feira, maio 09, 2006

A Arte do Movimento

E aqui estou novamente, para um novo post extremo!

O título é "A Arte do Movimento" e para quem não sabe o motivo vou tentar explicar "por alto" e deixar aqui alguns links para quem se interessar e desejar saber um pouco mais.

Acredito que alguns de vocês já tenham ouvido falar em algo conhecido como Le Parkour, uma modalidade esportiva relativamente nova e que tem se popularizado muito nos últimos anos. Trata-se, em síntese, da capacidade de mover-se rapidamente de um ponto A até um ponto B transpondo e fazendo uso dos obstáculos que forem aparecendo em sua frente. É bem divertido e acredito que seja uma habilidade de grande valor prático!

Fazem cerca de 6 meses que estou praticando junto com alguns amigos, já quebrei dedo do pé, despenquei de 1º andar e quebrei braço, mas ainda não desisti de continuar voando por cima de tudo o que aparece na frente. Nem eu e nem os amigos que treinam comigo. Com os links que estou colocando no final do post vai ser possível conhecer muita coisa sobre o Parkour. Sua história, algumas fotos, vídeos e informação o suficiente para fazer qualquer pessoa se interessar.

Passei um tempo sem a poder praticar por conta da queda que levei uns 2 meses atrás e quando voltei a treinar agora a pouco eu lembrei como isso é um lance irado! A possibilidade de se mover com velocidade, transpor bancos de cimento, mesas e o que aparecer na frente com inúmeras técnicas de vaults, escalar muros, saltar de lugares altos e executar rolamentos como forma de receber menos impacto nos joelhos e pernas é algo que chamou bastante atenção quando eu vi o Parkour pela primeira vez.

Com a prática do Le Parkour é possível um aumento bem significativo da capacidade física, de concentração, de determinação, de destreza e de velocidade de raciocínio. Isso porque realizar qualquer ação sem o mínimo de concentração pode acarretar em coisas não muito agradáveis. E o bom senso é algo de primeira importância se você quer praticar e continuar praticando durante algum tempo.

Acho que é isso, abaixo alguns links para os que se interessaram pelo assunto e gostariam de ver o que realmente interessa nesse papo todo.

Parkour.NET

ABPK - Associação Brasileira de Le Parkour

LeParkour.com

Pretendo tocar nesse assunto novamente mais adiante. Mas nessas páginas vocês podem baixar alguns vídeos, ler alguns textos e navegar, navegar e navegar...tem muita coisa acontecendo por aí, é só dar uma volta e procurar!

Grande abraço e até breve!

3 comentários:

Anônimo disse...

Negocio é irado mesmo. Mas eu fico pensando comigo, se um dia os marginais aprenderem parkou?? A policia tem que se atualizar huehauehauhe

Anônimo disse...

Tive a oportunidade de conferir a performance de uns amigos certa vez...achei de uma sacação única. Uma mistura de cultura de rua, atividade física e, principalmente, atividade mental. Me pareceu que o objetivo de vencer obstáculos exercita não só os músculos, mas também estimula a capacidade de determinação e auto-confiança através da agilidade.

André Valongueiro disse...

Alguns marginais parecem q já nascem com uma predisposição para a prática do Parkour né?! Hehaheu ... Mas se a polícia quiser algum treinamento é só entrar em contato comigo q eu monto uma equipe p/ ministrar um curso! HEhaheu ... Claro q eu ia querer receber(e bem!) por isso! =]

Carol, onde é q eu assino?!?! =]

Abração p/ vc´s!

Quem sou eu

Músico, Desenvolvedor Web, Jornalista, Fã absoluto de seres humanos fantásticos, perfeccionista e observador nato!