Observações pessoais, Música, Tecnologia, Web e algo mais.

domingo, maio 07, 2006

Filosofia e Arte do grande Dragão Chinês - Parte 1

Meu terceiro post em apenas um dia. Deve ser porque iniciei esse danado hoje e fiquei surpreso com os 4 comentários que tive logo no primeiro post.

Vou dar uma virada na mesa, me desviar bastante do assunto que abordei no post anterior e iniciar uma série de posts ricos em significado e valor! A idéia surgiu a partir de um presente extremamente interessante que ganhei de uma amiga chamada Janaína no meu último aniversário, o livro "O Tao do Jeet Kune Do" do fantástico BRUCE LEE, artista marcial e ser humano do qual sou um grande fã. Valeu o presente Jana!

Iniciei a leitura do livro há alguns dias e o camarada sempre fala algumas coisas que me fazem pensar bastante. Como a leitura está só no início tenho certeza de que muita coisa interessante ainda vem por aí e por isso dei ao post o complemento "Parte 1". Espero que apreciem e comentem essas citações que possuem um poder de significado e síntese fantásticos!

A primeira frase diz "tudo" sobre organização e progresso! Aproveitem!

"Absorva o que é útil. Rejeite o que é inútil. Acrescente o que é especificamente seu. O homem, criador individual, é sempre mais importante que qualquer estilo ou sistema estabelecido." BRUCE LEE - O TAO DO JEET KUNE DO

Grande abraço!

10 comentários:

Anônimo disse...

Legal a frase... mas acredito que não passe de um ensinamento de auto ajuda, normal né?? Com o mundo desse jeito, não há um que não queira escutar aquilo que ele já sabe que é para fazer... Posso até estar me precipitando enquanto ao pré julgamento da frase, mas foi o que me pareceu, nada diferente de Paulo Coelho... mas vamos esperando novas frases, quem sabe aparece conclusões diferentes...

André Valongueiro disse...

Sacanagem Marcela! HAhuahuhua...
Comparar Bruce Lee com Paulo Coelho é complicado! Assim você ofende os entusiastas da filosofia e arte do grande Dragão Chinês. Heuhuae...
Já assistiu filmes de Bruce Lee?! Vendo o danado em ação pode-se perceber exatamente a que nível pode-se chegar quando rejeitamos o inútil, absorvemos o útil e acrescentamos o que é nosso! Quando escolhi essa frase para o post eu imaginei que ela pudesse ser classificada como muito previsível, mas decidi postar mesmo assim pois acredito que a maioria absoluta das pessoas(inclusive eu!!!) não tem sabedoria o suficiente para agir dessa forma e atingir um desenvolvimento pleno, seja físico, mental ou qualquer outro! =]

Mas em breve tem mais! Vê se aparece e participa, OK?! Valeu a opinião!

Abraço!!!

Anônimo disse...

O problema desse lance de auto ajuda é que imbeciliza o leitor. Vem com formulas prontas que tratam as pessoas como retardados e e o que pior, retardados iguais. Não gosto quando você diz Dré, que a maioria das pessoas não tem condição de atingir esse nivel sozinho. Porra,. Então o certo seria um aprimoramento pessoal e não o final da historia. O importante é o caminho. Bruce lee deve ter dito isso em algum lugar eu tenho certeza. Lógico que se evolui mais com kant que com o cara daquele livro de marte e venus que quer ensinar o segredos dos relacionamentos. Principalmente por que a filosofia lhe enche de perguntas e lhe incita a procurar suas próprias respostas. Ninguém precisa verdadeiramente de um babaca lhe dizendo como viver sua vida.
Agora falando de Bruce Lee, o cara é foda mesmo. Não conheço muito mas como minha convivência com Dré é próxima acabo tendo contato com alguns ensinamentos do grande dragão. E nem acho que ele tenha nada de auto- ajuda, marcela. Talvez a frase solta assim possa parecer, mas ela ta integrada numa filosofia maior. Concordo que não muito questionadora, mas válida.
Agora mudando um pouco de assunto.
Eu detesto quando ilustram livro de auto ajuda citando Paulo Coelho. Paulo Coelho não é auto ajuda é só ruim mesmo. Eu odeio livro de auto ajuda e odeio Paulo Coelho, mas eu tbm odeio o KLB e odeio pagode o que não quer dizer que o KLB seja pagode né?

André Valongueiro disse...

Q blza de comentário! Sobrou até p/ mim! Hehe...

Anônimo disse...

Simples e objetivo. Como boa parte das coisas de filosofia oriental ao qual tive contato.
O ensinamento está lá, num português muito claro e conciso...mas por que parece tão inatingível?! Por que estamos tão distante dele a ponto de pensarmos ser esta uma idéia de outrém (e não nossa mesma!) que deseja nos persuadir a como viver melhor?! Será que é porque esta simples frase denota um grande esforço pras mentes ocidentais?! Será que valores do ser e não do ter, galgados com disciplina, são fáceis de ser absorvidos e apreendidos neste mundo material que vivemos?! Singelamente, penso que indagar não sobre a percepção aparente, mas o que suscita o ser humano conseguir agir de tal forma pode ser um caminho para compreender mais substancialmente a essência da tal frase e, quem sabe, se apropriar dela a ponto de tronar-se válida para o aprimoramento pessoal.

André Valongueiro disse...

Acho q a idéia q o ensinamento transmite parece tão inatingível pq a grande maioria das pessoas agrega coisas inúteis à suas vidas. N sei se vc´s concordam com isso, mas eu, por exemplo, às vezes acho q passar 12 horas por dia no MSN é uma inutilidade absurda. E isso é só p/ citar um exemplo qualquer! Essas mesmas 12 horas, ou pelo menos boa parte delas, poderiam ser usadas p/ qualquer outra coisa mais útil. Mas por algum motivo obscuro eu ainda passo grande parte do meu dia Online no MSN, salvo raras excessões onde consigo passar um período de alguns dias passando menos tempo no MSN e mais tempo estudando alguma coisa q eu queira aprender, por exemplo. E se vc é meu contato no MSN por favor n ache q estou chamando vc de inútil, isso é só um exemplo, já q perco tempo com inutilidades das mais diversas possíveis. hEHhe...
O lance é q os bem aventurados que conseguem seguir à risca o que foi dito na frase atingem um nível de desenvolvimento superior ao de pessoas q gastam 12 horas por dia no MSN, correto?!?!
Com o passar do tempo vou postar no Blog sobre vários dos "seres humanos fantásticos" que conheço e admiro. A utilização sábia do tempo é uma das características que TODOS tem um comum, seja treinando artes marciais 12 horas por dia, tocando guitarra 15 horas por dia, estudando física 8 horas por dia e por aí vai! Eles n perdiam muito tempo com inutilidades e o foco era no objetivo e só! É simples sim, mas é preciso um grau de disciplina e concentração que EU, particularmente, n tenho.

Abraço!

Anônimo disse...

Dré.
Você já sabe que eu acho disso né? Acho sua escala do que é importante toda louca. Não acho que se relacionar com pessoas seja perda de tempo. Não acho que ter prazer seja perda de tempo. Não acho que diversão seja perda te tempo. Enfim.... E não acho que as pessoas devam ser julgadas pelo seu grau competência em determinada área. Se você estudar guitarra 12 horas por dia ou qualquer outra coisa você vai ser um ótimo especialista. Não necessariamente um ser humano evoluído. Grande parte do que você chama de inutilidade, nós mortais chamamos de vida.
Agora Carol, você leu a mesma frase que eu?Acho que não
Galera o que o tio Bruce ta dizendo nada mais é do que não siga esquemas. De tudo que for lhe apresentado, de tudo que você for aprender, de tudo que você for adquirir faça seu filtro. Adapte a sua realidade. Talvez uma coisa que é extremamente útil pra o Yzac la é em cima pra mim é furada. O homem, criador individual, é sempre mais importante que qualquer estilo ou sistema estabelecido . Pegue o que lhe dão, filosofia, verdades, atitude e junte com sua bagagem e crie algo só seu. Que funcione pra você. Que seja único. Na verdade ele ta falando contra seguir um padrão, um modelo de fora pra dentro. Você tem que encontrar o seu caminho. E esse modelo, filosofia ou seja lá qual seja o caso pode ser ocidental, oriental, lunar, jupteriana. Pode ser um conselho ou um elogio. Não siga, elabore a parti da sua bagagem.
Não procure resposta certas, procure as perguntas certas.

Anônimo disse...

Olha só,
Eu tava pensando aqui com meus zíperes (não tem botões na minha roupa)> Esse lance de Brucinho pode ser exemplificado nas mais diversas situações. Por exemplo:
Bazar de fim de ano de Alexandre Herchcovitch (o melhor estilista brasileiro pra quem não sabe)Alê para os íntimos. Você chega 1 hora antes na frente e já tem uma galera na porta. Você fica no empurra com uma galera ate que a porta abre. Você tem que ter uma estratégia. Ate por que a multidão é quase toda composta de “meninas” e é fato comprovados que os gays sempre ficam com as melhores peça. Então o que você faz? Absorve o que é útil( coisas que diminuam o quadril. Peças que aumentem o peito) regeita o que é inútil ( nem perca tempo na arara dos 36 e 38, quem sabe um dia vc leve a diante aquela historia de viver de luz e entre no seleto grupo dos que tem 1,80 e entram num manequim mínimo desse) Acrescente o que é especificamente seu.( aquela bolsa Prada divina que ninguém tem, aquele sapatinho vitage de brechó) e Fique linda e sem gastar o orçamento de 3 meses.
Entenderam??????
Dré?
Respira Dré. Você ta ficando roxo.....
O que eu falei de mais? Eu to so mostrando como Tio Bruce é o maximo......
HUAHUAHUHAUHAU

André Valongueiro disse...

Aí já tá avacalhando o sistema Janaína! Usar viadagem p/ exemplificar isso é fod* ... Putz! Q sujeira! hUehua...
O lance aqui são seres humanos com capacidades absurdas, que lutam contra dezenas de pessoas ao mesmo tempo e acabam com todas(mesmo q apenas no cinema!), voam de prédios, que tocam guitarra na velocidade da luz, que são compositores fora do sério, gênios, sábios e demais criaturas extremas! =]
Mas tá limpeza, o importante é a participação!

Abraço!!!

Anônimo disse...

oa André esse blog não vale não!!!! só tuas amigas... bora fazer a divulgação!! e tô esperando coisas novas, quem sabe a filosofia oriental me conguista tb

Quem sou eu

Músico, Desenvolvedor Web, Jornalista, Fã absoluto de seres humanos fantásticos, perfeccionista e observador nato!