Observações pessoais, Música, Tecnologia, Web e algo mais.

domingo, maio 14, 2006

Vassily Grigoryevich Zaitsev

Opa...passei algum tempo sem postar mas estou de volta novamente, não abandonei o barco não! E hoje vou escrever um post interessante(sempre né?!) e que tive a idéia de escrever depois de dar uma navegada no Orkut e encontrar uma comunidade também interessante.

Algum de vocês conhece ou já ouviu falar de um camarada chamado Vassily Grigoryevich Zaitsev?

Esse é o nome do atirador de elite russo(ou franco atirador) que fez a diferença durante a conhecida Batalha de Stalingrado, que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial na cidade homônima localizada ao sul da Rússia e é considerada uma das batalhas mais brutais da história.

Concentração extrema e uma precisão fulminante fizerem de Vassily Zaitsev um verdadeiro herói russo durante a Batalha de Stalingrado. Estima-se que que a criança tenha sido responsável pela morte de aproximadamente 400 vítimas, sendo 149 delas em Stalingrado.

"... esperar el momento adecuado para dar un sólo tiro exacto" - Vassily Zaitsev

E havia um excelente motivo para "só atirar no momento adequado, com um tiro exato". Um disparo é o suficiente para revelar a posição do atirador e, caso haja um erro, é bem provável que não venha a existir uma nova oportunidade para abater a vítima.

A história da fantástica atuação de Vassily na
Batalha de Stalingrado
foi transformada no excelente filme "Círculo de Fogo", que mostra toda a maestria do atirador em ação. O filme é altamente recomendado e interessante e nos mostra a maneira como Vassily(Jude Law) se tornou um grande herói russo na Batalha de Stalingrado. Através da propaganda realizada por Danilov(Joseph Fiennes), oficial responsável pela comunicação e propaganda de guerra soviética, ele tornou-se um ícone que inspirou os soviéticos a resistir ao imenso poderio do exército alemão, que tentava invadir a cidade de Stalingrado.

Além disso temos as excelentes cenas em que o Major Konig(Ed Harris), atirador de elite alemão enviado para abater Vassily, tenta a todo custo destruir o herói russo. Mas aí já recomendo que assistam o filme para entender um pouco do que se passava, aposto que vale a pena!


Vassily simplesmente eliminou intensamente dezenas de oficiais alemães com pontaria certeira e sobreviveu nos seis meses de luta que custaram a vida de mais de dois milhões de soviéticos e alemães. E então, algum de vocês já assistiu ao filme? O que acharam?
Aproveitem o links que deixei para conhecer um pouco mais sobre essa história toda e divirtam-se!

Grande abraço e até mais!

Um comentário:

Anacleto Pimenta disse...

Ola!!!
Tdo bom André?
Eu me chamo Anacleto e cheguei a ver o filme "O Círculo de Fogo", mas no final do filme eu fiquei um pouco na dúvida em saber se o Vassily voltou a rever a sua amada Tânia no Hospital, pq o filme acaba e nos deixa dúvida se realmente ele encontrou mesmo com ela e si chegou a casar e viver com ela ou mesmo ter filhos!!! Esta parte me interessou mto!!! Deveria ter até o Círculo de Fogo 2!
Me desculpe estar tomando o seu tempo em ler isto!!!
Abraços!!!
Anacleto Pimenta

Quem sou eu

Músico, Desenvolvedor Web, Jornalista, Fã absoluto de seres humanos fantásticos, perfeccionista e observador nato!