Observações pessoais, Música, Tecnologia, Web e algo mais.

sábado, agosto 05, 2006

Zoho Writer como seu editor de texto

O Zoho Writer é um excelente editor de texto online da Zoho. O conheci recentemente e desde o primeiro contato com a ferramenta descobri que havia chegado a hora de deixar um pouco de lado os editores de texto tradicionais. Alguns desses editores agregam dezenas de funcionalidades não tão úteis, ao mesmo passo que deixam de fora implementações que seriam muito bem-vindas pelos usuários.

Felizmente esse não é o caso do Zoho Writer, uma aplicação no maior estilo Web 2.0 e que mantém apenas o essencial ao nosso alcance. Sobre o editor de texto propriamente dito não há mistérios, qualquer usuário poderá migrar do seu Word ou BrOffice sem problemas, a interface é bem semelhante e trabalhar é fácil.

A grande jogada aqui é a integração com outros seviços online e, mais uma vez, a valorização do conteúdo colaborativo e da inteligência coletiva, já que é possível compartilhar seus documentos livremente com quem você quiser. Uma grande ferramenta para estudantes e profissionais que trocam documentos através de anexos em e-mails.

A integração com serviços online que mais celebrei foi a possibilidade de postar aqui no Blog a partir do próprio Zoho Writer, inclusive estou fazendo um teste agora e espero que esteja tudo certo. Os serviços de gerenciamento de Blogs aos quais o Zoho Writer se integra são Blogger, LiveJournal, Wordpress e TypePad. Apesar do número de funcionalidades a aplicação me pareceu bem leve, inclusive mais leve do que o próprio gerenciador que uso no Blogger. Basta um pouco de paciência para esperar a aplicação carregar no seu navegador, mas depois disso tudo se torna muito estável.

Além da excelente ferramenta contamos com boa usabilidade e descomplicação para ter acesso a ela. Destaco especialmente o formulário para o login do sistema, formado por 2 campos, os tradicionais 'usuário' e 'senha'. Logo abaixo, assinalando o checkbox "I am a new user" surge um outro campo para confirmação da senha e pronto, chega! A facilidade que um usuário antigo e um novo usuário possuem para acessar a ferramenta é praticamente a mesma. Nada de formulários enormes para criação de conta de usuário. Grandes formulários de cadastro são uma ofensa para usuários, além da possibilidade de gerarem muitos problemas se não forem bem construídos e tratados. Definitivamente, a ordem é simplificar.

Conheçam o Zoho Writer e as outras ferramentas da Zoho, são todas gratuitas, de grande qualidade e extremamente eficientes.

Até mais.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Músico, Desenvolvedor Web, Jornalista, Fã absoluto de seres humanos fantásticos, perfeccionista e observador nato!