Observações pessoais, Música, Tecnologia, Web e algo mais.

quinta-feira, setembro 07, 2006

Observações sobre conceitos e práticas de Usabilidade - Parte 1

Dessa vez o assunto é usabilidade, com foco em algumas observações e conclusões feitas por mim mesmo a partir de muitas leituras e estudos por todos os cantos da web. Esse é o primeiro artigo de uma série que pretendo escrever e que irá conter as idéias principais que fui capaz de absorver ao longo do tempo.

Existem dezenas de websites e blogs falando sobre usabilidade na web e sendo assim resolvi não seguir a fórmula de repetir os conceitos e práticas mais comuns, mas sim fazer algo mais pessoal e colocar alguns pontos que considero relevantes.

Para dar início a essa história toda acredito ser necessário e válido afirmar categoricamente que o objetivo final da aplicação de conceitos e práticas de usabilidade é simplesmente prover direções claras para execuções de tarefas, preferencialmente não restringindo a liberdade do usuário.

Penso que o fenômeno Web 2.0 tenha surgido a partir de uma constatação de que possuir uma aplicação web semelhante a uma aplicação desktop seria um fator determinante para que não se restringisse a liberdade do usuário, visto que o ambiente desktop costuma ser mais flexível e pode ser considerado o ambiente "nativo" de todo usuário e, por conseguinte, todos já estão relativamente acostumados com esse ambiente. Sendo assim parece uma boa idéia emular esse ambiente ao qual todos já estão acostumados dentro do navegador usado para acessar documentos na internet.


A questão é que se descobriu que designs repletos de recursos visuais podem criar interesse imediato no usuário, mas nem sempre possuem argumentos e pontos positivos que façam com que um usuário retorne ao site e esteja sempre utilizando os serviços oferecidos. Desejo informar aqui que não apenas a usabilidade é reponsável pelo retorno dos visitantes ao site. Talvez a utilidade eficaz e inovadora de um serviço oferecido contribua mais para esse retorno, mas o rápido e fácil caminho para a utilização plena desse serviço provém de uma boa usabilidade.

Em síntese acho que o fundamental está em tentar entender como um usuário final se comporta diante do enorme vetor de possibilidades que podem surgir durante o processo de navegação em sua aplicação ou website. Se você mantiver o seu website com facilidade de uso, serviços úteis, informações objetivas e sem erros significa que a experiência do usuário ao navegá-lo provavelmente será agradável, o que naturalmente confere boas chances de retorno posterior. Seu site se tornará uma referência pessoal para aquele usuário naquele tipo de serviço ou informação específica.

Não desejo escrever artigos muito extensos, mas sim pontos fundamentais percebidos e sugeridos por mim. Essa foi uma introdução ao conceito global de usabilidade e os próximos artigos irão trazer, além de conceitos, práticas positivas de usabilidade e observações sobre suas implementações em projetos web. Vou tentar escrever um artigo novo a cada dois dias para que possamos manter um apredizado constante.

Grande abraço!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Músico, Desenvolvedor Web, Jornalista, Fã absoluto de seres humanos fantásticos, perfeccionista e observador nato!