Observações pessoais, Música, Tecnologia, Web e algo mais.

sexta-feira, setembro 08, 2006

Observações sobre conceitos e práticas de Usabilidade - Parte 2: Mudando o foco e quebrando paradigmas

Ainda no plano das idéias e tocando em mais alguns pontos conceituais vamos dar continuidade a nossa série.

No artigo anterior coloquei que prover direções claras para a execução de tarefas seria o objetivo final de qualquer projeto de usabilidade. Dando continuidade a essa linha de raciocínio observo que prover direções claras passa necessariamente por considerar a priorização dos aspectos humanos em detrimento das tecnologias a serem utilizadas.

O motivo para essa priorização é o fato de que a usabilidade não possui um campo de atuação específico, ela está presente em todos os serviços e produtos que você utiliza e consome, respectivamente. A usabilidade é multidisciplinar e multiplataforma. O Fernando Aquino falou sobre o assunto em seu Blog, "Uma jornada na experiência do usuário", e disse:

"Os conceitos envolvendo a Experiência do Usuário podem ser aplicados em qualquer plataforma tecnológica. Muitas vezes até ultrapassam isso. Você pode estudar um cardápio de restaurante do ponto de vista do usuário, para citar um exemplo diferente."

Você pode conferir o artigo do Fernando aqui. Eu mesmo já fiz uma análise parecida, tendo como objeto de observação e estudo um controle remoto de um aparelho DVD, você pode encontrar esse artigo aqui.

É preciso ter a consciência de que os usuários possuem inúmeros atributos humanos e características pessoais que vão influenciar diretamente na maneira como eles utilizam o que você desenvolve. Aprimore o seu foco ao desenvolver aplicações e serviços que serão utilizados na web e observe e estude as possibilidade a partir do ponto de vista do usuário final.

Essa mudança pode ser encarada com a quebra de um paradigma que nos faz desenvolver projetos com foco apenas na satisfação dos nossos clientes diretos, quando na verdade os clientes dos nossos clientes é que verdadeiramente são o ponto exato onde deveríamos focar para gerar resultados e satisfação a quem nos contrata.

Próximo artigo em breve, dessa vez vou tentar trazer algo mais palpável e concreto, saindo um pouco do plano conceitual e chegando a algumas questões correntes que serão analisadas.

Grande abraço e até mais!

Um comentário:

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado

Quem sou eu

Músico, Desenvolvedor Web, Jornalista, Fã absoluto de seres humanos fantásticos, perfeccionista e observador nato!