Observações pessoais, Música, Tecnologia, Web e algo mais.

sexta-feira, setembro 29, 2006

Sobre o que vou blogar hoje? Blogar por blogar não dá né?

Não, não dá! Andei pensando sobre essa questão após enfrentar diversas vezes o dilema que sempre me faz pensar: "sobre o que vou blogar hoje?". A blogosfera precisa me inspirar para que eu possa produzir algo que considere válido e de merecida publicação.

Basicamente eu costumo avaliar a relevância de determinada idéia para um post fazendo três perguntas e respondendo positivo para pelo menos uma delas: é útil? é inédito? é um ponto de vista pessoal que gostaria de compartilhar? E se eu conseguir pensar em algo que possa unir duas ou até mesmo as três características acima significa que algo interessante vem por aí.

O script do post anterior não era algo inédito, mas era um bocado útil. Bola dentro! Lendo os artigos que escrevi na semana passada eu observei que incluí neles minha visão pessoal sobre o espírito da blogosfera, sobre a relevância do conteúdo do meu próprio blog e até sobre minha surpresa ao descobrir que as empresas da minha cidade ainda não haviam aderido aos Web Standards.

Legal, pela primeira vez emiti minha opinião com mais freqüência aqui no Blog. E se foi a primeira vez significa que foi inédito né? Beleza!

Penso que a blogosfera precisa sempre se construir e reconstruir a partir de iniciativas interessantes. Adoraria ler, por exemplo, um blog escrito por algum entusiasta e conhecedor da história do Antigo Egito. Me tornaria leitor de carteirinha. Além do que curiosidades sobre o assunto não faltariam e seria possível emitir muitos questionamentos e opiniões sobre o tema. O Nile já lançou sete álbuns totalmente baseados em temas egípcios e essa inovação lírica me fez considerá-los uma das bandas de Death Metal mais originais que conheço. Blogs também podem inovar como bandas de Death Metal, isso dá até título para um futuro post. E se você não conhece o Nile, eu recomendo!

A turista espacial Anousheh Ansari, que pagou 25 milhões para passar nove dias na Estação Espacial Internacional fazendo turismo espacial, bloga todos os dias contando sobre sua experiência lá em cima. Ela conta tudo: o que comem, como tomam banho, quais as tecnologias presentes na ISS, o que os astronautas conversam na hora do jantar e nos diz que ela simplemente vê o Sol nascer 32 vezes por dia, visto que a estação dá uma volta em torno da terra a cada 90 minutos.

Já assisti vários documentários, acompanhei toda a missão centenário do nosso astronauta Marcos César Pontes e nunca fiquei sabendo dessa informação fantástica. Ver o Sol nascer 32 vezes por dia? Imagina só!

Pois é, essa conversa toda pra dizer que blogar por blogar não dá mesmo e que para blogar a blogosfera precisa me inspirar. Esse post foi escrito na mais pura inspiração do momento, conectando alguns fatos que me vieram à cabeça e chegando a esse final redundante. Tudo isso para dizer que é preciso construir e reconstruir idéias para o seu Blog e, conseqüentemente, para a blogosfera, caso contrário textos com reflexões sobre o que blogar irão se tornar mais comuns por aí.

Grande abraço!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Músico, Desenvolvedor Web, Jornalista, Fã absoluto de seres humanos fantásticos, perfeccionista e observador nato!